14/09/2015 14h06

Parte do quadro da reforma política valendo para eleição do próximo ano

Compartilhe





08/09/2015 13h57

Projeto de Lei vira discurso com direito a "cacete" na Câmara

Compartilhe


O que parecia apenas um projeto para regulamentar a gratuidade dos deficientes físicos e também para regulamentar a gratuidade dos idosos com idade de 60 a 64 anos mas que hoje buscam o beneficio a partir dos 60, virou discurso e "cacete" na tribuna da Câmara hoje durante a sessão.

APÓCRIFO
O vereador Paulo Porto (PCdoB), bateu duro na publicidade em Outdoor sobre o projeto: Para ele, a publicidade mente e é apócrifo. Não contém assinatura! "Além de mentir sobre a questão do exame médico, que não é a única exigência aos deficientes, o outdoor emite o fato que a proposta também afeta idosos entre 60 e 64 anos e uma parcela significativa de estudantes do município. "Diferente do que está escrito no apócrifo, o projeto não visa apenas isso, ele também visa a redução da gratuidade para alunos e principalmente para idosos".




08/09/2015 10h41

O dia em que escolheremos o futuro de Cascavel - por Luiz Nardelli

Compartilhe


Não muito distante do pleito Municipal de 2016, Cascavel vive a discussão da sucessão do prefeito Edgar Bueno (PDT). Muitos querem, poucos serão escolhidos para a disputa. Nomes para apreciação da população vêm mexendo com a "base" de todos os partidos. Nanicos, médios e grandes articulam os nomes. Muitos dos lançados parece piada, mas a democracia é isso!

ACORDOS
"Caciques" dos partidos buscam nomes para formar uma chapa de vereadores. Passa eleição e vem eleição, a estratégia é sempre a mesma, buscar nomes que não ultrapassem os 1.000 votos. Pensam pequenos até para o fortalecimento da sigla partidária. Em um colégio eleitoral de mais de 200 mil votos, pensar em lançar representantes que não somam mais que mil votos, é no mínimo uma estratégia pessoal, nada democrática!

O QUE É PIOR?
Membros que representam o partido não respeitar a ideologia, ou aceitar a imposição de alguns que tentam chegar ao poder com poucos votos? Ser representante de um povo tem que pelo menos ter feito algo pela comunidade. O que parece não ser o caso de muitos nomes que tentarão buscar uma cadeira na Câmara de Vereadores, ou até a cadeira de prefeito de Cascavel!




03/09/2015 17h22

Senado aprova janela para mudança de partido

Os senadores seguem votando emendas ao projeto

Compartilhe


Dando prosseguimento à votação do Projeto de Lei 75/2015, o plenário do Senado aprovou novas emendas que modificam regras para as eleições. Uma delas prevê a criação de uma janela para que os candidatos que já exercem mandatos de deputados ou vereadores possam mudar de partido sem perder mandato.

A emenda aprovada pelos senadores concede prazo de 30 dias para que os interessados formalizem a troca de partido. A janela será aberta um mês antes do fim do período de filiação partidária, ou 13 meses antes das eleições.

Pelas regras atuais, os parlamentares só podem mudar de partido sem correr risco de perder o mandato se forem para uma legenda recém criada - exceto no caso de eleições majoritárias, como senadores e prefeitos. O objetivo da emenda aprovada no PLC 75 é evitar que sejam criados partidos políticos apenas para abrigar parlamentares insatisfeitos com seus atuais partidos.

Também foi aprovada outra emenda que impõe uma cláusula de barreira para participação de candidatos em debates midiáticos promovidos no período eleitoral. O texto prevê que, a partir de 2020, passa a ser obrigatório o convite apenas para candidatos de partidos com pelo menos nove deputados na Câmara.

O projeto também trata do financiamento e do custo de campanhas eleitorais. O texto-base já aprovado estabelece que as futuras campanhas poderão custar até 70% da campanha anterior à aprovação da lei. Uma emenda propôs a redução do limite para 50%, mas foi rejeitada.

Os senadores seguem votando emendas ao projeto.



27/08/2015 13h40

GAECO investiga possíveis irregularidades cometidas na Câmara Municipal

Compartilhe


O GAECO (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado) investiga denúncias de irregularidades cometidas na então gestão do vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Márcio Pacheco (PPL) - Legislatura 2013/2014. Atualmente Pacheco exerce o cargo eletivo de deputado estadual no Paraná eleito em 2014.

POSSÍVEIS IRREGULARIDADES
Informações e uma vasta documentação entregues à Promotoria do Patrimônio Público, apontam indícios de irregularidades cometidas quando na Gestão de Presidente do então vereador Márcio Pacheco. As denúncias são de que: Pacheco utilizou do dinheiro Público para conceder gratificação de função à diversos servidores no período eleitoral de 2014, na ocasião, Pacheco disputava uma cadeira de deputado Estadual.

SUSPEITA
A suspeita é de que Pacheco tenha gratificado tais servidores para funções diversas, se apropriando deles para obter vantagens de votos no período eleitoral, já que a maioria estava com Pacheco durante a campanha na busca de votos, ou seja, serviram como cabos eleitorais.

DOCUMENTOS
Os mesmos documentos apresentados à Promotoria do Patrimônio Público de Cascavel, também foram entregues ao Portal Catve.com. Um deles apontam possível crime de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. São os Folders da Câmara Jovem, confeccionados para distribuição e divulgação do Programa nas Escolas estaduais, que atinge estudantes de 16 anos, ou seja, eleitores do primeiro voto.

O material gráfico possui em uma das páginas (VEJA FOTO), a imagem e matéria com o título: PALAVRA DO PRESIDENTE. Claramente, fica demonstrado que: os Folders foram espalhados durante o mês de maio de 2014, e a irregularidade demonstrada seria justamente fazer publicidade do vereador que ao mesmo tempo estava se preparando para a campanha eleitoral ao cargo de deputado estadual em 2014.

PAGAMENTO
Nada disso teria apontado irregularidades, se as despesas na confecção dos impressos e cartazes, não tivessem sidos pagas com dinheiro público, conforme apontamentos do empenho da Câmara de Vereadores datado de 12/05/2014 nº 113/2014, com dispensa de licitação e da Nota fiscal no valor de R$ 779,57, pagos à empresa Imprecolor - Impressora Ltda de nº 3740.

ASSESSORIA
Na manhã de hoje (27) assessores do deputado Pacheco, e que também estiveram nomeados na Câmara de Vereadores durante a gestão de presidente Pacheco, foram até o departamento de Compras do Legislativo Cascavelense examinar o processo da compra e pagamento deste que parece ser um "calo no calcanhar do deputado". Já que Pacheco sempre demonstrou transparência e uma gestão com punhos de ferro durante a passagem pela Câmara, o que no momento demonstra que não era tão rigoroso assim. Usar dinheiro público para dar publicidade pessoal no exercício de cargo público, ocorre em improbidade administrativa! Ou não? Promotoria do Patrimônio Público e GAECO?









25/08/2015 15h05

Plenário lotado pelos Guardas Patrimoniais que não querem criação da GM

Compartilhe


Estará em votação na sessão de hoje (25) da Câmara Municipal de Cascavel, o pedido de urgência do Executivo para deliberação do projeto de lei de número 98/2015, que cria a Guarda Municipal de Cascavel, Estado do Paraná.

CONTRÁRIOS
Por algum tempo e algumas campanhas eleitorais a criação da Guarda Municipal em Cascavel é mote de campanha de alguns dos candidatos a prefeitura. O que impede muitas das vezes a criação da Guarda são as discussões do Sindicato dos Servidores Municipais de Cascavel que entendem que a GM tem que ser ocupada pelos Guardas Patrimoniais concursados e não abrir novos concursos para compor a GM. Neste sentido mais uma vez membros da Guarda Patrimonial e representantes do Sindicato demonstram serem contrários a criação da GM, uma vez que não será ocupada as vagas pelos atuais guardas patrimoniais, e assim, servidores da Guarda Patrimonial se fizeram presentes na sessão de hoje para dar "pressão" nos vereadores quando na votação do projeto.




25/08/2015 14h44

Advogado Luciano Braga Côrtes assume procuradoria da Câmara

Compartilhe


O advogado e membro do partido PSD de Cascavel, Luciano Braga Cortes esteve reunido na manhã de hoje (25), com o presidente da Câmara de Cascavel, Gugu Bueno, e em seguida subiu ao gabinete da Procuradoria aonde se reuniu com os advogados por alguns instantes.

O assunto discutido não foi divulgado, todavia o portal catve.com foi informado pela nossa "MATA HARY" legislativa cascavelense de que Braga Côrtes assumirá a procuradoria da Câmara de Cascavel no próximo dia 1º de setembro.




24/08/2015 11h55

Paulo Porto solicita áudio à Álvaro Dias sobre negociação da Araupel

A solicitação ocorreu durante a sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel

Compartilhe


O vereador do PCdoB, na tribuna da casa de leis, solicitou a degravação do áudio citado pelo senador do Paraná, Álvaro Dias (PSDB) quando presidia a CPMI da Terra.

A solicitação ocorreu durante a sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel na manhã desta segunda-feira (24). O senador diz que a gravação é pública, mas conhecida por poucos. Ouça o áudio do vereador.






20/08/2015 13h45

Projeto de Kaefer dispõe sobre a federalização das universidades

E é aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

Compartilhe


A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto do deputado federal de Cascavel, Alfredo Kaefer, que prevê a federalização das universidades estaduais. De acordo com o projeto fica determinado que a União assuma a responsabilidade pela oferta da educação superior, hoje assegurada pelas universidades estaduais paranaenses.




19/08/2015 10h07

ACIC recebe secretário e autoridades para discutir o PPA

O Plano Plurianual 2016/2019 busca a regionalização do Estado

Compartilhe


O secretário de Planejamento, Silvio Barros vem se reunindo com lideranças regionais no intuito de lançar no PPA para os próximos quatro anos reivindicações regionalizadas dos representantes políticos e empresariais da região Oeste. A mesa foi formada pelo secretário, o presidente da Faciap, Guido Bresolin, da Ferroeste, João Vicente Bresolin, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Gugu Bueno, o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, o presidente da AMP, prefeito Marcel Micheletto, a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barafaldi, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno e o presidente da Acic, Alci Rotta.

PEDÁGIO
A presença do secretário em Cascavel além de ouvir indicações de vários setores do Oeste, o que mais está sendo discutido é a renovação do contrato do pedágio que ora vem sendo debatido na nossa região. Líderes do cooperativismo, lideranças políticas, empresariais e de todos os seguimentos da sociedade tentam buscar a redução na tarifa do pedágio e que obras sejam construídas no entorno do anel viário e das BRs que formam o corredor de transporte do nosso Estado, principalmente a duplicação da BR 277 que há 17 anos sofre pela não duplicação, mesmo este sendo um fator importantíssimo no quesito de rompimento de contrato, quando os serviços contratuais existentes na concessão pública não estejam sendo executados.





Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY