24/08/2015 11h55

Paulo Porto solicita áudio à Álvaro Dias sobre negociação da Araupel

A solicitação ocorreu durante a sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel

Compartilhe


O vereador do PCdoB, na tribuna da casa de leis, solicitou a degravação do áudio citado pelo senador do Paraná, Álvaro Dias (PSDB) quando presidia a CPMI da Terra.

A solicitação ocorreu durante a sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel na manhã desta segunda-feira (24). O senador diz que a gravação é pública, mas conhecida por poucos. Ouça o áudio do vereador.





20/08/2015 13h45

Projeto de Kaefer dispõe sobre a federalização das universidades

E é aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

Compartilhe


A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto do deputado federal de Cascavel, Alfredo Kaefer, que prevê a federalização das universidades estaduais. De acordo com o projeto fica determinado que a União assuma a responsabilidade pela oferta da educação superior, hoje assegurada pelas universidades estaduais paranaenses.



19/08/2015 10h07

ACIC recebe secretário e autoridades para discutir o PPA

O Plano Plurianual 2016/2019 busca a regionalização do Estado

Compartilhe


O secretário de Planejamento, Silvio Barros vem se reunindo com lideranças regionais no intuito de lançar no PPA para os próximos quatro anos reivindicações regionalizadas dos representantes políticos e empresariais da região Oeste. A mesa foi formada pelo secretário, o presidente da Faciap, Guido Bresolin, da Ferroeste, João Vicente Bresolin, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Gugu Bueno, o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, o presidente da AMP, prefeito Marcel Micheletto, a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barafaldi, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno e o presidente da Acic, Alci Rotta.

PEDÁGIO
A presença do secretário em Cascavel além de ouvir indicações de vários setores do Oeste, o que mais está sendo discutido é a renovação do contrato do pedágio que ora vem sendo debatido na nossa região. Líderes do cooperativismo, lideranças políticas, empresariais e de todos os seguimentos da sociedade tentam buscar a redução na tarifa do pedágio e que obras sejam construídas no entorno do anel viário e das BRs que formam o corredor de transporte do nosso Estado, principalmente a duplicação da BR 277 que há 17 anos sofre pela não duplicação, mesmo este sendo um fator importantíssimo no quesito de rompimento de contrato, quando os serviços contratuais existentes na concessão pública não estejam sendo executados.




17/08/2015 13h43

Partidos políticos de Cascavel, jogam visando eleições de 2016 e 2018

Compartilhe


Para alguns partidos políticos, chegou o momento de jogar! Muitos estão lançando nomes de membros da sigla como candidato a prefeito que nem os próprios indicados sabem o porquê!

CANDIDATOS
Nomes já lançados e alguns comentados a boca pequena que sequer possuem condições de pedir votos para chegar ao poder. São nomes que no cotidiano em seus afazeres particulares, mostram total despreparo para cuidar de suas finanças, imagina cuidar do dinheiro do povo!

ARTICULAÇÃO
Outros partidos utilizam da boa fase que vive alguns pretensos candidatos para "negociar" a candidatura e apoios futuros. No momento, muitos são candidatos, no futuro, quem sabe! Nas convenções, tudo se negocia, é ai que alguns nomes buscam o que interessa. Seja uma negociação de cargos, ou até de apoio para candidaturas a vereador.

2016
Para o próximo ano quando teremos eleições municipais, o jogo vai ser bem diferente do que no momento se desenha. Paranhos (PSC), Lange (PSD), Pacheco (PPL), Agnaldo (PRTB), Samoel (PMN), Geninho (PTN), Helio Laurindo (PP), Marcos Vinicius (PSB) Walter (PMDB), Lemos (PT), Gugu (PR) dentre outros tantos. Todavia vale lembrar que muitos desses, serão mesmo candidatos a vereador. Outros negociam por "detrás das cortinas" um apoio a candidatura de prefeito em 2015 e em contra partida, amarra um apoio a sua candidatura para deputado federal em 2018.

2018
Como descrevi acima, as conversas de bastidores e que corre a boca pequena, Pacheco é candidato a prefeito, Paranhos também. Quando junho chegar e as convenções iniciarem, um abrirá mão para o outro, no caso, quem ficar candidato a prefeito, apóia em 2018 aquele que abriu mão, para candidato a deputado federal. Neste caso, rumores são de que Paranhos receberá o apoio de Pacheco para prefeito em 2016, e em 2018, Pacheco se lançará candidato a deputado federal com o apoio de Paranhos. Nos bastidores está tudo alinhavado, segundo nossa "MATA HARI", porém resta saber se vai ser cumprido quando chegarmos em junho de 2016!



17/08/2015 12h33

Polêmica na votação do déficit técnico atuarial do IPMC de Cascavel

Compartilhe


O executivo municipal de Cascavel encaminhou a Câmara de Vereadores, projeto de lei em caráter de urgência que dispõe sobre a amortização do Déficit Técnico Atuarial (custo suplementar) do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel.

ALEGAÇÕES

Os vereadores da "base de governo" alegaram em suas intervenções durante os discursos sobre o projeto, a importância da aprovação do projeto para dar continuidade aos pagamentos dos débitos atuariais existentes entre prefeitura e IPMC.

ATRASADOS

Para melhor entender a situação durante as discussões, o presidente da Casa, Vereador Gugu Bueno suspendeu a sessão para uma reunião de urgência na ante-sala. Na volta ficou definido que hoje a votação seria feita e aprovada e marcado para amanha às 10 horas, uma reunião com membros do IPMC, Vereadores e Conselho do IPMC para discutir o que já é previamente estabelecido. Tudo porque, prefeitos anteriores ao ano de 2000, não depositavam os valores a Previdência dos Servidores.


17/08/2015 11h50

Discursos vazios marcam a Sessão da Câmara de Cascavel

Compartilhe


A sessão de hoje (17) da Câmara de Vereadores de Cascavel, foi marcada pelos discursos dos vereadores. Sem entender ou fazendo de conta que não estavam entendendo os projetos da pauta, os discursos prolongaram a sessão para votar o "NADA" e não chegar a lugar algum!

VACINAÇÃO
O projeto de autoria do vereador Celso Dalmolin (PR), subscrito por mais 11 vereadores que institui na campanha publicitária por parte do Executivo Municipal a divulgação da ?vacinação gratuita para Idosos? nos postos de saúde do Município, vetada pelo Executivo, gerou discussões acaloradas. Porém, ao findar a ?falação? e o projeto colocada a apreciação, recebeu 11 votos favoráveis ao VETO e oito votos contrários.

EXPLICAÇÕES
Nem mesmo os vereadores que subscreveram o projeto de Dalmolin, mantiveram o voto. Segundo as explicações dadas durante a discussão do VETO, os vereadores entenderam que programas de divulgação de vacinas aos Idosos já existe, portanto, não caberia projeto da mesma natureza para obrigar a prefeitura divulgar atos que já vem sendo divulgados. Embora faltasse na divulgação, alguns tipos de vacinas disponibilizadas nas UBSs que não constam no programa federal de divulgação. Mas isso é uma questão de ajustes, salientaram os vereadores que votaram favorável ao veto e que tinham subscrito o projeto na ocasião da aprovação.



13/08/2015 08h22

Partidos cascavelenses buscam reforços em outras siglas

Compartilhe


Há pouco mais de um ano das eleições municipais, os partidos cascavelenses buscam em outras siglas reforços de nomes na formação de um grupo coeso em números de votos. Como nada muda de uma eleição para outra, os nomes cogitados são sempre os mesmos. Mudança mesmo de novos nomes que possam dar sustentação política! NADA!!!

CHAPA DE VEREADORES
Sem uma reforma política, nada muda nas eleições! Partidos nanicos se seguram na prerrogativa de formar grupo com candidatos que já disputaram eleições, mas que tenham um número parecido de votos, sempre na casa dos 1.000. Ou seja, os dirigentes tentam formar uma chapa com candidatos que não lograram êxito em eleições passadas, mas que tenham votos suficientes para juntos, coligados ou não com outros partidos do mesmo patamar, eleger de dois a três nomes no futuro pleito.

PREFEITO
Para eleição majoritária, nomes estão surgindo do nada! Nomes que sequer, se elegeriam a presidentes de associações de moradores ou entidades, figuram na lista de PROVÁVEIS candidatos a prefeito, pessoas sem representatividade eficaz de ter feito algo pela população. Uns pela "plástica" da beleza corporal, outros, pela valentia que demonstra possuir. Até aqueles que pela sorte da vida, conseguiu chegar ao poder, pregando moralidade - que parece não existir pelo trajeto político até o momento, tão como pela sorte! Assim a farra continua. Lança o nome com pré-candidato, ganha a vitrine e depois "negocia" um "carguinho ou uns caraminguás" para apoiar este ou aquele candidato mais forte!



06/08/2015 17h32

PPS de Cascavel terá secretários engrossando suas fileiras

Compartilhe


Por algum tempo, o PPS de Cascavel, não figura na lista dos grandes. Após a eleição do prefeito Lísias Thomé e do vice Vander Piaia e dois vereadores no pleito de 2004, o PPS praticamente desmantelou-se. Agora para a eleição de 2016 o partido articula uma nova composição de líderes para um enfrentamento com os nomes de outras siglas que figuram como pré-candidatos a prefeito.

SECRETÁRIOS
Corre a boca pequena que cerca de 6 secretários da atual gestão administrativa de Cascavel irão migrar para o PPS nos próximos dias. Quatro destes são: Léo Rigon da Acesc, Paulo Carlesso do SEDU, João Cunha da Fundetec e Vanderlei Faust do Esporte. Os outros dois nomes nossa "MATA HARI" palaceana não quis dar mais detalhes.

BANCADA FORTE
Além dos nomes acima citados está articulando uma grande reunião para a vinda do presidente estadual, deputado federal Rubens Bueno a Cascavel, pretendem estes também engrossar as fileiras do partido para fazer uma grande bancada de vereadores na próxima legislatura, ou seja, o prefeito Edgar Bueno sai do mando do município, porém, os indicativos são de que continuará comandando a próxima administração seja quem for o prefeito através de sua base política que pretende eleger para a Câmara de Vereadores. Neste diapasão percebe-se que o vereador Rui Capelão (PPS) oposição a atual administração, terá que escolher, ou se alia ou sai! Será?



06/08/2015 10h57

Cisop x Câmara: leia decisão da juíza Sandra Dal Molin Negrão

Compartilhe


A juíza de Direito, dra. Sandra Dal Molin Negrão expediu ontem (5) a decisão sobre o pedido do CISOP contra a Câmara de Vereadores de Cascavel.

Alegou a parte autora, em resenha, que se trata de um consórcio composto por 25 municípios, dentre eles o de Cascavel/PR, que atua na área de saúde, através de um centro de especialidade médica de média complexidade.

Esclareceu que cada município que compõe o consórcio, efetua o pagamento de sua cota de rateio e em contrapartida utiliza dos benefícios e serviços oferecidos pelo autor, seja através de consultas em diversas especialidades médicas, seja por meio de pequenos procedimentos médicos, exames, dentre outros.

Afirmou que a sua gestão é composta única e exclusivamente pelos prefeitos municipais dos municípios consorciados e que toda sua estrutura, regulamentação, administração e demais atividades estão previstas em seu Estatuto, Regimento Interno, além das leis e decretos federais que regulamentam seu tipo de atividade.

LEIA NA ÍNTEGRA A DECISÃO DA JUÍZA - CLIQUE AQUI


05/08/2015 10h28

Vendedores de lanches e ambulantes protestam na Câmara

Compartilhe


Os vendedores ambulantes de cachorro-quente e similares estacionaram seus traillers nesta manhã (5), no pátio da Câmara Municipal de Cascavel para simbolizar um protesto do aumento abusivo do local público, onde realizam seus trabalhos durante o período noturno.

VALOR
O protesto gira em distribuição de lanches gratuitamente para chamar a atenção dos vereadores na questão da regulamentação do trabalho ambulante prestado a comunidade de Cascavel. A reivindicação se dá pela falta de diálogo entre o poder executivo e os trabalhadores ambulantes. Segundo informações colhidas junto a Comissão dos "cachorreiros", o valor imposto para cobrança pela prefeitura sem nenhum diálogo ou audiência para tratar sobre o assunto é abusivo, já que o valor proposto nesse projeto de regulamentação cobrará dos vendedores ambulantes uma taxa de cerca de R$ 1,7 mil por ponto. Que somados os cachorreiros e similares chega a marca dos 500 pontos utilizados, somados somente os cachorreiros cerca de 200 traillers.




Luiz Nardelli
Casado com Margaret Seghetto, pai de Tarlliza e Leonardo, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há mais de 36 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 50 anos, técnico em estatística e jornalista desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão de colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 10 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário, Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. Nas mesmas emissoras, há sete anos, sou apresentador do programa Bate Rebate.

Atualmente dividindo bancada com o polêmico jornalista Sérgio Ricardo. Atuo também na Catve/FM – 91.7 no programa EPC – Esporte, Política e Cidadania, transmitido também pela Catve.tv das 18 as 19 horas diariamente, este programa em parceria com Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve.

Apresentador, locutor, comunicador e narrador esportivo nas horas vagas kkkkkkkk. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e internautas. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY