02/02/2016 15h22

Câmara de Cascavel inicia trabalhos legislativos 2016

Compartilhe





Os vereadores de Cascavel iniciaram as sessões ordinárias do ano de 2016 da Câmara Municipal de Cascavel nesta terça-feira (2).

PREFEITO
O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, marcou presença e fez a abertura das sessões legislativas do ano. (Vídeo)

PROJETOS

Neste primeiro dia de sessão está pautado quatro projetos de Lei, um deles é o Veto total do projeto sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos eventos nas escolas.










01/02/2016 17h32

Em Cascavel os "rivais também se juntam"

Luiz Naardelli - comentarista político

Compartilhe


Quando o Senador da República Álvaro Dias (PV/PR) declarou em uma entrevista que na política "até cavalo voa", muitos acharam impossível isso acontecer, mas bem que para Cascavel não é muito difícil. Por aqui ainda "cavalo não voou", e parafraseando o dito popular de que "os brutos também amam" em Cascavel "os rivais também se juntam"!

SHOW RURAL
A foto mostra o prefeito Edgar Bueno (PDT), o presidente da Câmara de Vereadores Gugu Bueno (PR), o ex-prefeito Salazar Barreiros (PP), o deputado Estadual Marcio Pacheco (PPL) e o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) todos "juntos" na mesma mesa no Show Rural Coopavel.

ENCONTRO
Tudo bem que o Show Rural transforma o Município de Cascavel durante o evento, mas ver os rivais políticos do município reunidos a mesma mesa, me pego a imaginar que na política tudo vale, até mesmo uma mesa composta por adversários! Se a imagem não mostrasse todos reunidos dificilmente, se alguém contasse, acreditaríamos.

POR FIM...
Depois desta, digo: A coluna está de volta!!! Um Feliz 2016 para todos...




14/12/2015 11h43

Sindicalista Laerson Matias protocola pedido de CPI na Câmara

Compartilhe


Na segunda-feira (14) pela manhã, o sindicalista Laerson Matias protocolou na Câmara de Vereadores de Cascavel, pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as denúncias à Justiça feita pelo Ministério Público da 7ª promotoria. Na Ação civil pública ajuizada na sexta-feira (11) a promotoria denunciou os vereadores Jaime Vasatta, João Paulo e Gugu Bueno por improbidade administrativa, por enriquecimento ilícito e violação aos princípios da administração pública.

Criação de CPI

Para o sindicalista Laerson Matias, a denúncia feita pela Promotoria do Patrimônio Público à Justiça, é peça fundamental para que a Câmara abra uma CPI para apurar os atos dos vereadores citados na ação. Do outro lado, o sindicalista declarou que vai a promotoria pessoalmente e formalmente solicitar dados das gravações que o MP possui, uma vez que a citações de que imagens de corrupção passiva e ativa são existentes na denuncia feita pela promotoria.

Afirmação

Quanto a afirmação no pedido de Laerson Matias na abertura da CPI protocolada nesta manhã na Câmara em que cita: "estes se reuniram nas dependências da Casa para conspirar contra a própria casa e contra a comunidade cascavelense, sempre com o objetivo de proteger o denunciado que após tudo isso foi condenado na Justiça", referenciando aos três vereadores denunciados na Ação civil pública pela 7ª promotoria. Laerson disse ainda que o pedido para investigação e criação da CPI foi baseado no que o promotor disse, que não tem provas (imagens, áudios ou provas documentais) sobre a formação de conluio para proteger o vereador Paulo Bebber quando na votação do relatório de cassação do referido em meados do ano passado, para finalizar, Laerson disse que vai a promotoria buscar tais documentos.

GUGU BUENO

O presidente do Legislativo cascavelense, Gugu Bueno - envolvido na denuncia do MP-, ao tomar conhecimento hoje (14) pela manhã do protocolo do pedido de criação da CPI, remeteu o documento para o procurador da Câmara, Dr. Luciano Braga Cortes para emissão de um parecer a respeito do caso, se recebe ou não a denuncia do sindicalista.

PROCURADORIA

O procurador Luciano Braga Cortes declarou a imprensa há pouco que vai analisar o caso no período da tarde e dar o parecer, porém antecipou que a análise será baseado na Legislação vigente. Caso acate a denúncia, este pedido será submetido ao plenário para decisão, sendo que os três vereadores citados na denuncia, não votarão. Porém declarou ainda que não emitiria qualquer opinião a respeito do assunto, sem antes analisar o pedido.

PALAVRA LIVRE

Diferente de outras sessões ordinárias da Câmara de vereadores de Cascavel, hoje no término da sessão, nenhum vereador se inscreveu para usar a tribuna. Ninguém falou do assunto no plenário. Tão pouco houve manifestação dos vereadores com a denúncia de sexta-feira e no pedido de hoje para criação da CPI.






07/12/2015 09h42

Vereadores de Cascavel são "entubados" pelo executivo - Luiz Nardelli

Compartilhe


Há dias a Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou um projeto de Lei vindo do Executivo que solicitava autorização para parcerias públicas privadas entre a prefeitura e empresas.

Por desconhecimento ou não por simplesmente não se ater aos artigos do projetos, os parlamentares cascavelenses assinaram não apenas um "cheque em branco", mas sim o talonário inteiro.

Agora, a prefeitura pode firmar contratos de concessão pública com empresas que vençam processos licitatórios de forma direta.

DIRETO

O prefeito Edgar Bueno (PDT) não precisa mais enviar os projeto à Câmara para aprovação de concessão pública entre a cidade e empresas privadas. Tais como concessão de lixo, do transporte coletivo, transporte escolar, e parcerias para construção de imóveis do minha Casa Minha Vida.

SEM PROBLEMAS

A lei aprovada serviu para tirar da Casa de Leis o peso de que são "paus mandados do executivo" quando autorizam tais concessões.

Grande contratos com grandes valores, normalmente geram grande repercussão. Porque, vira e mexe, projetos de magnitude estão sempre envolvidos de suspeitas, sendo assim as críticas agora recaíram ao paço.

Do outro lado, os legisladores não servirão para mais nada, nem mesmo para aprovar concessões públicas.



30/11/2015 10h08

Pesquisador da fosfoetanolamina recebe "votos de louvor" da Câmara

Compartilhe


O professor Marcos Vinícius de Almeida, um dos pesquisadores e detentores da patente fosfoetalonamina sintética, produzida pelo IQSC (Instituto de Química de São Carlos) da USP (Universidade de São Paulo) foi homenageado na manhã desta segunda-feira (30) em Cascavel.

Ele recebeu a comenda na Câmara de Vereadores e declarou que Cascavel deverá ser a cidade onde pretende morar pelo acolhimento da população e ainda pela luta para que o composto entre no mercado.

A fosfoetanolamina tem ajudado pacientes com diversos tipos de câncer, mas ainda não passou por testes em humanos, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém muitos teste clínicos, com bons resultados, realizados em paciente.

Falta boa vontade para derrubar a burocracia governamental e coloca a fosfoetanolamina em experiência.








24/11/2015 10h00

Cascavel chegou a 150 mil cadastros biométricos até agora

Compartilhe


Faltando cerca de 65 dias para o encerramento do cadastro biométrico dos eleitores de Cascavel, faltam ainda 50 mil cadastro para atingir os 200 mil eleitores. A meta é de 200 mil eleitores, para garantir que as eleições do próximo ano a cidade tenha o segundo turno, como aconteceu na eleição de 2012.

NÚMEROS

Informações do Cartório Eleitoral da Comarca de Cascavel, na data de hoje (24) Cascavel contabilizou pouco mais de 149 mil títulos recadastrados. No inicio do recadastramento eleitoral, Cascavel possuía 206.401 eleitores.



20/11/2015 10h21

Senador Acir Gurgacz recebe comenda em Cascavel

Compartilhe


O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator do Orçamento da República para 2016, recebeu homenagem da Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná) presidida pelo vereador Cascavelense Romulo Quintino (PSL).

O título "Orgulho do Oeste do Paraná" é uma Homenagem pelos trabalhos prestados no Senado Federal em prol da agricultura.

A homenagem representa o orgulho para o oeste de um cidadão cascavelense, relator do orçamento federal.

A moção Honrosa ao Senador Acir Gurgacz, é pela aprovação da medida Provisória 673/2015, beneficiando inúmeros produtores rurais, principalmente na região Oeste do Estado do Paraná, com atividade econômica predominante agrícola.

O Senador como presidente da Comissão Mista discutiu a Medida Provisória 673/2015, aprovada em julho desse ano, alterando a Lei N 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro, havendo a suspensão da obrigatoriedade de emplacamento de tratores, máquinas agrícolas, e veículos de produção artesanais. Tornando obrigatório a inscrição do veículo em cadastro único no Detran emplacamento e licenciamento os utilizados na construção civil e pavimentação de ruas.

O Presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, prestou homenagem ao senador durante a solenidade na tribuna e enfatizou os trabalhos em beneficio do Paraná e do país.


































19/11/2015 15h29

CPI quer afastamento de Darci Tirelli, presidente do Cisop

Compartilhe


O relator da CPI do Cisop, vereador Jorge Bocasanta, apresentou no plenário da Câmara o relatório final dos trabalhos de investigação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná. A CPI é presidida pelo vereador Romulo Quintino e tem como membro o vereador Jaime Vasatta.

O relatório será votado em plenário pelos demais vereadores, que decidirão se acatam ou não as decisões da CPI.

Com mais de 300 páginas redigidas após farta análise de documentos e depoimentos, o relatório propõe medidas a serem tomadas pelo próprio Cisop,






19/11/2015 12h40

Unioeste: "gambiarra"" nas salas de aula

Compartilhe


O blog recebeu hoje (19) imagens de como estão as instalações elétricas nas salas de aula da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Por ser uma Universidade Estadual, onde deveria ensinar o conhecimento, parece que os conhecimentos que os universitários estão adquirindo no dia a dia, são "gambiarras".

Estaria o acadêmico de engenharia preparado para o campo profissional quando sair da Universidade?

Como seriam as instalações elétrica em um projeto executado por um profissional que seja recém formado?

Ou a "gambiarra" é para explicar de como não se deve executar um projeto? Com a palavra nossos gestores da Unioeste!!!



19/11/2015 09h36

As paredes também falam

Compartilhe


Especulações e análises feitas entre as paredes de uma repartição pública de Cascavel na quarta-feira (18), dão conta de que a "tchurma" do Paço Municipal, aqueles que exercem cargos importantes, vem discutindo nos bastidores nomes de eventuais candidaturas para o ano que vem. Apoiar quem se o atual prefeito não pode mais ir a reeleição? Esta é a pergunta?

Análise

O nome do deputado Paranhos (PSC) vem ganhando força entre os secretários do prefeito, segundo as paredes desta repartição pública.

Elas nos disseram que as análises de alguns secretários tem fundamentação, já que um nome do grupo Edgarista está muito difícil de emplacar, assim, o apoio a candidatura de Jorge Lange (PSD), pode não ser o melhor caminho, tudo porque, além do grupo de Lange ser forte, ficará mais forte ainda e consequentemente rachando o grupo de Edgar.



Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY