15/03/2016 15h35

Capitão Roberto Tatibana recebe homenagem

Compartilhe


Tenente coronel Daniel dos Santos comandante do BPRv - Curitiba, subtenente Lima do destacamento rodoviário de Santa Helena e Major Fernando comandante do quarto Grupamento de Bombeiros de Cascavel presentes no evento de entrega de Votos de Louvor e congratulações ao capitão Roberto Tatibana do comando da terceira companhia do Batalha de Polícia rodoviária Estadual, pela câmara de vereadores de Cascavel. Indicação do vereador Alecio Espinola (PSC).




15/03/2016 15h07

PSD e PSC de Cascavel não chegam a consenso e discussão vai à capital

Compartilhe


Há dias o PSD de Sciarra e o ex-PSC de Ratinho Júnior vem discutindo a formação de um grupo forte para lançamento de candidaturas em 2016 e já visando 2018 para o governo do Estado.

DUAS VIAS

Como toda discussão são vias de mãos duplas, eis que uma barreira se instalou em uma delas. O deputado Ratinho Junior já migrou para o PSD, possivelmente levando com ele boa parte da bancada do PSC que conta com 12 deputados na Assembleia Legislativa. Mas com a exoneração do secretário Eduardo Sciarra (PSD) da Casa Civil do Estado, as tratativas mudaram um pouco, e isso afetou diretamente as composições que vinham sendo discutidas em Cascavel para as eleições municipais.

PARANHOS

Na semana passada, o PSD de Cascavel se reuniu com o pré-candidato do PSC ao Paço Municipal Leonaldo Paranhos (PSC). Discussão daqui e dali, bate boca de lá e de cá, entre membros dos dois partidos, nada ficou decidido. A única certeza que se tem do encontro, é que se Paranhos não for para o PSD, o partido lançara candidatura em Cascavel, segundo os comentários durante a reunião.

EMBATE

O embate de discussões de formação de grupos, mesmo cedo para acontecer, em Cascavel é fato de que já vem se arrastando há tempo. Com o impasse criado com a negativa até o momento de Paranhos engrossar as fileiras do PSD e o fortalecimento do PP do Paraná junto ao governo Beto Richa, automaticamente fortalecendo o partido em Cascavel também, podemos dizer que as mudanças por aqui foram estão sendo grandes.

PRAZO FINAL

As mudanças de partidos para quem esta em cargos eletivos, termina dia 18 deste mês. Até lá muita coisa pode acontecer. Contudo, vale ressaltar que Sciarra ao buscar Ratinho Junior para o PSD, soou como uma "traição" ao governador Beto Richa (PSDB) e a Família Barros que detém o mando do PP no Paraná. Assim sendo, esta aproximação e união mais forte entre os dois partidos no momento, demonstra que em matéria de articulação política, os BARROS e o grupo de RICHA, são bem superiores.



15/03/2016 12h26

Reforma no governo do Paraná muda cenário político em Cascavel

Compartilhe


A reforma administrativa e política no governo do Paraná mudaram os rumos da política cascavelense. A ciranda partidária dentro do prazo da janela aberta para mudança de partidos para os detentores de cargos eletivos, fez com que o cenário da política local tivesse algumas alterações.

Casa Civil

O secretário da Casa Civil do Paraná, Eduardo Sciarra (PSD) foi exonerado pelo governador Beto Richa (PSDB) que buscou para ocupar a cadeira o deputado Federal Valdir Rossoni (PSDB).

Abertura

Com a licença de Rossoni na Câmara dos Deputados, a vaga da coligação ficou aberta: O primeiro suplente Osmar Bertoldi (DEM) - preso -, não assume.

O segundo suplente Reinhold Stephanes (PSD) migrando para o PSDB, assumirá a Secretaria de Administração do Estado. O terceiro Suplente, o cascavelense Nelson Padovani ex-PSC e agora PSDB assumirá a cadeira de deputado federal de hoje para amanhã.

OUTROS

Como já anunciamos aqui que o deputado federal Alfredo Kaefer deixou o PSDB e filiou-se no PSL, somado com a filiação de André Bueno que acontecerá dia 17/03, deixando o PDT e migrando para o PSDB. Assim a ciranda partidária alterou a composição de possíveis coligações que estavam sendo estrategicamente elaborada em Cascavel visando o pleito eleitoral deste ano.




15/03/2016 12h05

Hélio Laurindo é lançado pré-candidato a prefeito de Cascavel

Compartilhe


O que não é novidade para ninguém, mas que vinha sendo tratado como estratégia política pelo empresário Hélio Laurindo (PP) foi revelado na segunda-feira (14) em um jantar de comemoração dos 60 anos de seu aniversário.

JANTAR

O jantar que contou com a presença de mais de 1.300 pessoas e com a presença de autoridades políticas locais e estaduais, foi lançado oficialmente ontem (14) a pré-candidatura a prefeito de Cascavel do ex-prefeito de Três Barras do Paraná e hoje empresário cascavelense.

BARROS

O deputado federal Ricardo Barros pelo PP/PR esteve presente e "rasgou" elogios ao enfatizar a importância da pré-candidatura de Helio Laurindo no pleito eleitoral deste ano em Cascavel. Barros deixa a Câmara dos Deputados e assume a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná.

Tudo isso de olho na eleição de 2018 quando o PP deverá lançar candidatura ao governo do Estado com um nome da família Barros.



14/03/2016 18h41

PSDB do Paraná tira deputado estadual do PDT

Compartilhe


Na ciranda partidária que acontece no momento, o PSDB do Paraná resolveu buscar nas fileiras do PDT o deputado André Bueno. Segundo as informações palacianas, André se filiará no partido tucano no próximo dia 17.

EM CASCAVEL

Para simbolizar a filiação do deputado André Bueno no PSDB, o governador Beto Richa virá a Cascavel para abonar a ficha do "piazito" do prefeito Edgar Bueno.




11/03/2016 12h31

Parlamentares do Paraná trocam de partido e mudam cenário em Cascavel

Compartilhe


A Ciranda partidária instalada no Paraná, com as mudanças de partidos de alguns políticos com cargos eletivos - como foi o caso de Ratinho Junior que deixou o PSC, migrando para o PSD, e com ele boa parte dos deputados eleitos no PSC, cerca de oito - fez com que outros partidos também buscasse se estruturar.

KAEFER

O Deputado federal Alfredo Kaefer, deixou o PSDB e migrou para o PSL. Kaefer foi para o partido do Deputado Estadual, Adelino Ribeiro (PSL).

PADOVANI

A mudança de Ratinho Junior do PSC para o PSD, fez com que o PSDB buscasse na sigla do PSC o suplente de Deputado federal, Nelson Padovani. A reforma administrativa do governo Beto Richa, com a possível saída de Sciarra da Casa Civil e a nomeação para a secretaria do deputado federal Valdir Rossoni (PSDB), somados com a impossibilidade do primeiro suplente da coligação, Osmar Bertoldi (DEM) de assumir por questões particulares (preso) e do segundo suplente Reinhold Stephanes (PSD) em assumir, pois indicativos apontam que Stephanes vai para a Secretaria de Administração do Estado. Restou para assumir a cadeira Nelson Padovani (PSC).

PSDB

Nesta manhã, o vice prefeito de Cascavel, Mauricio Theodoro (PSDB) esteve reunido com Padovani. Por telefone, eles falaram com o governador Beto Richa. Resultado da reunião foi a filiação de Padovani no PSDB. Os tucanos perderam Kaefer para o PSL, mas ganharam Padovani.

PRÉ-CANDIDATOS

Com toda esta ciranda partidária acontecendo de cima para baixo - Federal e Estadual - acaba por afetar diretamente as bases partidárias nos Municípios. Os pré-candidatos em Cascavel por exemplo, principalmente aqueles que estão em cargos eletivos, tem até o dia 18 deste mês para decidir, VAI OU FICA!!! Os deputados estaduais, Paranhos e Pacheco são os que precisam decidir em que partido ficarão para disputa do pleito municipal. Já os demais pré-candidatos têm ainda até o dia 2 de abril para decidir!

ANDRÉ BUENO

Corre a boca pequena nos bastidores da política nativa que o deputado estadual André Bueno (PDT) será o próximo a se filiar no partido Tucano. Segundo os rumores está tudo acertado entre as partes, só falta mesmo é o deputado André Bueno assinar a ficha de filiação no PSDB.



09/03/2016 19h02

Jorge Lange anuncia desistência de candidatura a prefeito de Cascavel

Compartilhe


O pré-candidato a prefeito de Cascavel, Jorge Lange (PSD) comunicou o partido que não será mais candidato a prefeito nas eleições de 2016.

A decisão da desistência de candidatura veio após reunião com familiares a respeito do assunto. Por telefone, Jorge Lange confirmou ao Catve.com os boatos que circulavam nos bastidores da política nativa.




01/03/2016 10h28

Ratinho Junior se reúne com a cúpula do PSC do Paraná hoje ao meio dia

Compartilhe


O Deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior tem agenda nesta terça-feira (01) ao meio dia com correligionários do PSC. A pauta da discussão não foi revelada, entretanto, é de conhecimento que Ratinho deverá anunciar a filiação no PSD.

DEPUTADOS

Rumores são de que Ratinho Junior levará para o PSD boa parte dos deputados da bancada no PSC paranaense. Ainda há informações que ele poderá presidir o partido no Paraná.

PRÉ-CANDIDATURAS

Tanto o PSC com Paranhos como o PSD com Jorge Lange são pré-candidatos a prefeito. Agora fica a incógnita, quem terá o apoio em Cascavel de Ratinho Junior? Paranhos ou Lange?

BASTIDORES

Nos bastidores da política cascavelense e da capital do Estado, são fortes os boatos que Paranhos será apoiado pelo grupo que ora se forma no PSD Estadual. Quanto a Jorge Lange, até agora pré-candidato a prefeito no PSD, ficará para o secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra resolver o impasse.





01/03/2016 10h11

Mês de março começa agitado em Cascavel, com a ciranda partidária

Compartilhe


Para os políticos que pretendem disputar o pleito eleitoral em 2016, o mês de março será de muitas conversas e decisões. Vai ser uma verdadeira "dança partidária". E é importante aos políticos que irão trocar de partido, pelo menos conhecer o ESTATUTO da sigla que irão migrar.

PRAZO

Para deputados federais, estaduais e distritais, o prazo para troca de partido já iniciou quando na promulgação da Emenda à Constituição Nº 91 de 18/02/2016 e terão até 19/03/2016 para se filiar em outra sigla.

30 DIAS

Já para os políticos que pretendem disputar cargos nos legislativos e executivos municipais, a ciranda partidária começa no próximo dia 03/03/2016 e vai até o dia 02/04/2016. Serão 30 dias de muitas discussões no cenário político. Todavia, alguns cuidados específicos os políticos devem ter. Principalmente o de conhecer o ESTATUTO da sigla que irá se filiar.

CUIDADO!

Não basta buscar a filiação em outra sigla entre 3 de março e 2 de abril deste ano. Alguns cuidados os novos filiados terão que ter, como por exemplo: Conhecer o estatuto da nova sigla.

ESTATUTO

Alguns partidos possuem algumas cláusulas no Estatuto que deverão ser analisadas pelos novos filiados.

Primeiro - ver se o estatuto prevê prazo de filiação de seis meses antes do pleito.

Segundo - se o prazo não estiver mencionado no Estatuto, deve seguir o prazo de filiação partidária na Legislação eleitoral em vigor.

Terceiro - Se no estatuto consta (um ano) como era na legislação anterior e que não houve uma resolução partidária ou alteração no estatuto no ano passado, os novos filiados não poderão ser candidatos nesta eleição, já que os partidos possuem autonomia para disporem de prazos diferenciados, desde que não sejam inferiores aos prazos estipulados em lei.



29/02/2016 16h12

Eleições em Cascavel quase sempre foram marcadas por algo inusitado

Compartilhe


Quem não conhece essa história? Tarquínio Santos (Partido Republicano) no ano de 1952, favorito nas eleições do recém-criado Município de Cascavel, acabou perdendo a eleição de prefeito por um voto para o candidato do PTB, José Neves Formighieri. As explicações foram de que; "O Tarquínio não se esqueceu de votar. Ele estava no interior, lá pelas bandas de São João, buscando eleitores e o carro, que era velho, quebrou. Ele chegou a Cascavel às 18h, quando a votação já estava encerrada".

CINCO AGORA...

... e dez depois! Esta é mais uma história de algo inusitado! Jacy Scanagatta (PFL) e Salazar Barreiros (PMDB) disputam a eleição de 1988. Na ocasião era dado como certa a eleição de Scanagatta, mais eis que surge no dia do pleito o tal do "cinco agora e dez depois" e acabou com tudo, Salazar se elege prefeito de Cascavel com a vantagem de 353 votos. Na época, até a PF andou por aqui investigando o caso "balaio", mas Salazar acabou cumprindo o mandado sem que fosse provado que algo de errado tivesse acontecido.

LÍSIAS, O FURACÃO

Com alguns gatos pingados na campanha, o médico Lísias Thomé (PPS) venceu as eleições de 2004 com mais de 66 mil votos (48% dos votos). A disputa contra os políticos de renome da cidade, como os candidatos Renato Silva (PSDB), Edgar Bueno (PDT) e Leonaldo Paranhos (PMDB), da classe de empresários fortes como Alfredo Kaefer, deputado Sciarra, Lísias com uma gestão impecável na secretaria de Saúde do município na administração Salazar, marcou um fato inusitado na época.

2012, OS FATOS

Já no ano de 2012, Edgar Bueno (PDT) busca a reeleição, foi quando surgiu no caminho, seu ex-aliado na administração, o então presidente da Cettrans, Jorge Lange (PSD). Também correndo por fora, Prof. Lemos (PT). Como na política não pode se bobear, Debates na televisão e divulgação em impressos, acabou mudando o rumo da eleição. Lange foi destruído pelo Newsletter "Pitbull" com a matéria de que Lange era membro da Maçonaria, isto permeou entre os evangélicos e cristãos como se fosse algo errado. Já Prof. Lemos, declarou construir teleférico no município em um debate e o prefeito Edgar Bueno, declarou que Lemos não tinha domicílio em Cascavel. No final com tudo isso, deu no que deu, Edgar venceu o pleito com mais fatos inusitados acontecidos durante a campanha.

E 2016, COMO SERÁ?

Bem, ainda é início de tudo isso, porém não há como contar uma história do que poderá acontecer sem antes relatar as "ESTÓRIAS". E tudo isso passa pelas reuniões na calada da noite na capital do Estado. Então como elas são feitas sempre a quatro paredes, eis que tivemos de buscar nosso "Babalorixá TIO TIÃO" para nos confidenciar alguns acordos que ora vem acontecendo na Capital do Estado. Também "TIO TIÃO" vai nos falar como estão as conversas no governo Federal, e que poderá refletir na eleição de 2016 em Cascavel. AGUARDE!!!




Luiz Nardelli
Casado com Margaret S. Nardelli, pai de Tarlliza Romanna Nardelli e Leonardo Romanno Nardelli, nasci em Paraíso do Norte (PR) e há de 39 anos moro em Cascavel (PR).

Este sou eu: Luiz Nardelli, 52 anos, técnico em estatística atuando como profissional da imprensa desde 2004. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa. Iniciei a profissão como colunista político no jornal A Tribuna de Cascavel.

Desde então são 13 anos carimbando opiniões em impressos como: Extra Paraná, jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Estado do Paraná-Curitiba, A Tribuna de Cascavel e no semanário Manchete Popular.

Atualmente com uma coluna no Portal, catve.com/luiz-nardelli . Em programas de TV, integrei o programa Sala de Debates com o legendário (in-memórian) Joel Damásio e o polêmico Laerson Matias no Canal 21/Catve. No Grupo Catve estou há mais de 11 anos como apresentador do programa Sala de Debates e posteriormente com o Bate Rebate e EPC.

Atualmente divido a bancada do programa EPC (Esporte, Política e Cidadania) na Catve/FM 91.7 e Catve/TV, transmitido das 18 às 19 horas diariamente. No EPC tenho a parceria de Jorge Guirado, diretor do Grupo de Comunicação Catve e Geraldo Magela.

Jornalista, repórter, apresentador, locutor, comunicador. Do que depender deste profissional, informações, opinião e notícias não faltarão aos leitores, ouvintes, telespectadores e nas Redes Sociais. Espero você aqui!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY