Afonso Cavalheiro Neto

Atentos à Qualidade

18/09/2017 16h39

Os estudantes que buscam um curso superior de qualidade precisam ficar atentos aos indicativos de qualidade da Instituição que pretendem estudar. É comum que o Marketing das instituições tente levar o estudante a uma impressão de qualidade que muitas vezes não se traduz nas avaliações oficiais do MEC.

A avaliação do MEC leva em consideração todos os aspectos de uma Instituição de Ensino como: qualidade dos seus professores, estrutura física, biblioteca, laboratórios, organização pedagógica e notas do ENADE, e tudo isso se resume no IGC - Índice Geral de Cursos.

A avaliação do MEC em todas as instituições de ensino superior do Brasil leva em consideração os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE); Conceito de Curso (CC); Conceito Preliminar de Curso (CPC); Conceito Institucional (CI); Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC);

O ENADE é aplicado aos alunos ingressantes e concluintes dos cursos superiores de cada instituição, e tem o objetivo de verificar os níveis de conhecimento dos estudantes em relação às diretrizes curriculares de seus cursos, além das habilidades adquiridas.

O CPC (conceito preliminar de curso) é alcançado pelos resultados do ENADE, pela qualidade dos docentes, pelos recursos didático-pedagógicos e pelas instalações e infraestrutura física. E o indicador IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição) resume a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação de todas as Universidades, Faculdades e Centros Universitários do Brasil.

IGC atualizado das IES particulares de Cascavel:

1. FAG.......................2.9140
2. DOM BOSCO....2.9040
3. UNIVEL................2.7623
4. UNIPAR...............2.4628
5. UNOPAR.............2.3107

Todas as notas podem ser encontradas no site http://emec.mec.gov.br/

Leia outros artigos de Afonso Cavalheiro Neto