Esporte

Repórter sofre racismo ao cobrir partida de futebol em Curitiba

Jornalista Franklin de Freitas disse que esta não foi a 1ª vez que é alvo de injúria racial


Imagem de Capa

Foto: Igor Barrankievicz/GluckSports Photo

O repórter cinematográfico Franklin de Freitas foi alvo de racismo enquanto cobria a partida de futebol na vitória do Coritiba por 1 a 0 sobre o Brusque no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

"É triste, é lamentável. Não foi a primeira vez e, talvez, muito provavelmente, não será a última, mas é meu dever como jornalista cobrar uma resposta do Poder Público para punir essa situação que é recorrente não só nos estádios", comenta.

Franklin de Freitas trabalha como editor de fotografia no Jornal Bem Paraná e é presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná (Arfoc-PR). Em entrevista ao Portal CATVE.COM, o jornalista disse que sofreu injúria racial enquanto atravessava o gramado.

Franklin estava no ataque do Coritiba e, durante o intervalo do jogo, pegou os equipamentos e caminhou pelo setor Pro Tork - destinado aos associados do Coxa - pela lateral do gramado.

Assim como ocorreu nos outros jogos em que trabalhou, Franklin fotografou os torcedores, incluindo alguns amigos, quando ouviu palavras de baixo calão. Espantado e sem acreditar na frase que ouvia, o profissional olhou para o torcedor novamente.

Em seguida, o suspeito repetiu o xingamento e, ainda, desferiu ofensas racistas contra o repórter. "Nesse momento, a minha atitude foi chamar o segurança mais próximo, que, por sua vez, chamou o supervisor de segurança", conta Franklin.

Enquanto o supervisor atravessava o estádio, o indivíduo pulou as cadeiras da arquibancada e fugiu. O jornalista seguiu até a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) para registrar um boletim de ocorrência.

O departamento jurídico do Coritiba colocou-se à disposição dos torcedores para auxiliar nas investigações e verificar as imagens do estádio para identificar o acusado.

O repórter recebeu uma imagem do suposto torcedor e entregou o registro ao clube e à Policia Civil. Franklin de Freitas já prestou um novo depoimento à Polícia Civil nesta segunda-feira (29).

Solidariedade e repúdio ao racismo

O jornalista Célio Martins, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), prestou solidariedade a Franklin e repudiou o ataque racista.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte