Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

'A tortura não é a eleição, e sim, as convenções partidárias' - por Luiz Nardelli


As incertezas que ora estão evidentes sobre as eleições e os agrupamentos, não são nada perante o que deverá acontecer nas convenções partidárias. Digo isto por quê? Porque no momento, muito se discute com quem partidos e federações irão se juntar, porém nada do que se firmar no momento poderá ser real nas convenções. Até porque vai ser um "pula-pula" daqueles na reta final dos preparativos dos lançamentos de candidaturas.

Partidos que estão alinhavados no momento, poderão se juntar a outros que sequer estão sendo mencionados. As longas noites de encerramento de lançamento de candidaturas ao Executivo Municipal de Cascavel, prometem. 

SEIS, SETE OU OITO?

Até há poucos dias, tínhamos SEIS candidaturas colocadas a prefeito de Cascavel. Marcio Pacheco (PP), Edgar Bueno (Federação PSDB/Cidadania), Fernando Mantovani (MDB), Renato Silva (PL), Henrique Mecabô (Novo), Professora Liliam Porto (Federação PT/PCdoB/PV). Mas, surgiu em meio a estas pré-candidaturas Coronel LEE (AGIR) e na última semana, mais uma pré-candidatura foi divulgada: trata-se do nome do ex-vereador Rafael Brugnerotto pela Federação Rede/PSol. Chegando assim a OITO pré-candidaturas até o momento.

SERÁ?

A pergunta é: desses oito nomes colocados como pré-candidatos a prefeito, todos serão de fato homologados nas convenções? Ou são apenas nomes colocados para quem sabe lá na frente, tentar se agrupar a uma outra candidatura, para ter o nome indicado como candidato a vice-prefeito? Eis o mistério e a estratégia política nativa. Portanto, nada do que é no momento poderá ser consolidar nas futuras convenções!

PESQUISAS

Circulam no meio político Cascavelense, algumas pesquisas de intenções de votos. Umas registradas no Tribunal Eleitoral, outras para consumo interno dos partidos, mesmo assim, são divulgadas em boca-a-boca para não incidir em crime eleitoral. Diante dos números conhecidos todas mostram um fator interessante. 

Cerca de 65% dos Cascavelenses ainda não decidiram votos. Isto demonstra que a eleição para prefeito de Cascavel está aberta a todos aqueles que estão com o nome colocado à disposição no momento. 

HORA DE FAZER CONTAS

Já as pré-candidaturas a vereadores de Cascavel, contando 21 cadeiras na disputa, vem tirando o sono de muitos pré e também dos dirigentes partidários. São partidos e federações fazendo contas do quociente partidário e de quociente eleitoral (as sobras), para ver quantos vereadores podem eleger nas eleições vindouras. 

Alguns partidos estão com os pés no chão nos cálculos de possíveis votos de cada chapa de pré-candidatos para obter um número de votos suficientes para eleger, UM, DOIS e até TRÊS, tanto pelo quociente partidário quanto pelo quociente eleitoral (sobras).

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli